quarta-feira, 31 de março de 2010

A caminhada


Em certas alturas da nossa vida, pedem-nos para fazermos caminhadas, para tomarmos consciência do caminho percorrido até então e do ainda podemos mudar. Caminhamos, olhando para trás, realizando retrospectivas do percurso percorrido. Minuciosamente analisamos e temos a necessidade de alterar.
Assim, todas as caminhadas são dignas e todas estão a tempo de ser feitas
Numa caminhada em conjunto, fomos convidados a observar tudo o que está à nossa volta: a seleccionar algo que nos chamasse a atenção pela sua beleza, algo que nos chamasse a atenção pela sua fealdade, uma situação enternecedora, uma situação injusta e uma situação na qual poderíamos intervir ajudando/melhorando. É através da observação daquilo que nos rodeia que podemos partir para a mudança...
Quando chegámos à Loca do Cabeço, partilhámos aquilo que observámos ao longo da nossa caminha, simultaneamente interior e exterior. A Natureza foi um ponto comum de algo que nos chamou a atenção pela sua beleza. A criação mais perfeita da qual todos fazemos parte!
Em seguida, após a leitura de textos bíblicos, verificámos que através da observação das coisas mais insignificantes, somos confrontados com algo grandioso e belo. Deus manifesta-se nas coisas mais pequeninas...
Terminada esta caminhada, algo ficou: a consciência de que é olhando de baixo, e não de cima, que conseguimos ver o que há de mais belo. 

2 comentários:

  1. Uma caminhada é sempre uma excelente oportunidade de mudarmos! Caminhem connosco!

    ResponderEliminar
  2. Olá Flávia e toda a turma do 10º ano!
    Gosto do que leio, da partilha e resumo de sensibilidades acerca de uma manhã que só pecou por ter sido pouco participada.
    Este "olhar de baixo" de que falas na tua conclusão é um dos elementos mais importantes da espiritualidade cristã - o Deus que se faz um connosco para nos falar ao coração!

    E que a caminhada continue!

    ResponderEliminar